tupinambo - meaning and definition. What is tupinambo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is tupinambo - definition

Tupinambo; Alcachofra-de-jerusalém

Tupinambo         
m.
Planta, da fam. das compostas, ("helianthus tuberosus", Lin.), também conhecida por "girasol batateiro".
(Cp. "tupinamba")
tupinambo         
sm (fr tupinambour) Bot
1 Girassol americano perene (Helianthus tulerosus), largamente cultivado; girassol-de-batata.
2 Tubérculo dessa planta, usado como legume, como alimento para gado e como fonte de levulose
Var: tupinambor.
Tupinamba         
  • XVI]]
f.
Espécie de batata americana comprida.
Adj.
Diz-se da língua dos Tupinambás. Cf. Herculano, "Opúsc.", III, 192.

Wikipedia

Helianthus tuberosus

Helianthus tuberosus, conhecida popularmente como alcachofra-girassol, tupinambo, alcachofra-de-jerusalém ou girassol-batateiro, é uma espécie do gênero botânico Helianthus, da família das Asteraceae. É uma planta nativa da América cultivada por seu tubérculo comestível.

Crescem até uma altura de 4 m. As folhas são simples, ovadas, serrilhadas e ásperas ao tato. As flores são de um amarelo-ouro que se agrupam em rácimos. Os frutos são aquênios muito parecidos com as sementes do girassol.

Diferentes da maioria dos tubérculos, porém em comum com os outros membros da família Asteraceae (incluindo a alcachofra), os tubérculos armazenam, em vez de amido, a inulina, um Carboidrato que, por meio da cocção, se decompõe em moléculas de frutose. Por esta razão é uma fonte importante de frutose para a indústria.

Os tupinambos foram cultivados pelos povos ameríndios muito antes da chegada dos europeus. O explorador francês Samuel de Champlain encontrou esta planta semeada em Cape Cod, costa nordeste dos Estados Unidos em 1605. Apesar de ser originária a América do Norte, o nome tupinambo é provenientes dos Tupinambás, povos indígenas que viviam no Brasil. Alguns indivíduos desses povos foram levados a Paris em 1613 na mesma época em que se difundiu o cultivo desta planta na França e logo ao resto da Europa, o que fez que os europeus associassem os indígenas brasileiros à planta de origem norte-americana.

A planta é rústica e de fácil cultivo, mesmo em solos pouco férteis. É resistente a doenças e predadores. A multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos em linha.